epiceeducacao

4 Sugestões de Como Educar os Filhos Segundo a Bíblia

Sabia que hoje vai conhecer como educar seus filhos segundo a biblia. Neste artigo iremos falar sobre a vida atual de nossos filhos e o que a Bíblia diz sobre educar os filhos e o que ensinar a eles para ter um futuro sem dificultade  e disciplina. Você só precisa ler esse artigo até o final de como educar seus filhos segundo a biblia

Você já percebeu o quanto o mundo de hoje está mudando? O quanto nossas famílias têm hábitos e valores diferentes de 20 anos atrás? Mudou bastante né?! Muitas vezes, esquecemos que as nossas crianças também são diferentes.

O que mudou no mundo:

A percepção que temos do mundo depende muito de nossas experiências. Por exemplo, uma pessoa mais velha enxergará mudanças muito maiores no mundo, pois ela viveu várias gerações.

Ela verá o quanto a economia e os valores morais mudaram, a forma com que se ganha e gasta dinheiro, o modo com que os outros se relacionam por meio da internet, etc.

Mas para uma criança, nada mudou, já que ela só conhece o mundo dela e o que os adultos a ensinam. Daí vemos o quanto é tão importante educarmos da maneira correta. As famílias também mudaram:

De certo forma, a família continua a mesma, tendo como base o casamento e os filhos que formam a sociedade. Mas, se formos parar para analisar, a estrutura familiar tem sido abalada por vários motivos e quero citar três deles:

  • As relações conjugais estão menos estáveis, os números são claros: o índice de divórcio no Brasil cresceu 45% na última década. Com isso, teremos crianças com menos equilíbrio emocional para enfrentar as crises da vida.

 

  • Os pais estão convivendo cada vez menos com os filhos.Os pais têm estado cada vez mais no mercado de trabalho, seja para prover o sustento da família ou para acumular bens.Como consequência, os pais têm tido negligenciado a formação moral e espiritual de seus filhos.

 

  • Os filhos estão cada vez mais independentes. A tendência é que os filhos aprendam a se virar sozinho cada vez mais e serem menos ouvidos em relação aos seus gostos, sonhos e escolhas de profissões e relacionamentos.Com isso, os amigos, internet e outros meios de comunicação, serão os seus professores, fazendo com que os valores familiares percam a força.

Quero falar da importância de educar os filhos nos caminhos de Deus:

como educar os filhos segundo a bíblia

A sociedade diz que cada um sabe o que é bom para si, mas só Deus, que nos criou, pode dizer o que realmente é melhor para cada um de nós.

Infelizmente, as crianças de hoje aprendem que elas precisam ser felizes a qualquer custo, mesmo que isso as faça quebrar compromissos com Deus e com as pessoas.

Elas aprendem também que têm o direito de viver sua sexualidade na intensidade que quiser, com quem quiser, mesmo que seja com alguém do mesmo sexo.

Elas são educadas a escolher sua própria religião ou não seguir nenhuma, já que “todos caminhos levam a Deus”.

Mas será que isso é verdade? Pelo que lemos na , somente Jesus Cristo é o caminho que nos leva a Deus e pode nos dar a salvação eterna. Agora tente imaginar a confusão que acontece na mente das crianças.

Os valores do mundo parecem ser bem mais atrativos para elas, e por isso, desde os primeiros livros da Bíblia, vemos a responsabilidade de educar os filhos no caminho de Deus, pois só eles conduzem a uma vida abençoada.

Um dos textos mais claros está em Deuteronômio 6.1-9:

“Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram (…) 

Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa (…) 

Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos.

Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões” (Deuteronômio 6:1-9).

Diante desta passagem, quero compartilhar 4 dicas para você ensinar seus filhos a obedecerem a Deus e terem uma vida bem sucedida:

Como os pais cristãos devem educar seus filhos

como educar os filhos segundo a bíblia

1) Você deve viver e ensinar esses valores: Os valores de Deus nos foram deixados para vivermos e ensinarmos nossos filhos.

O versículo 1 diz: “Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram ” (Deuteronômio 6:1).

Então não fuja desta responsabilidade! A escola e a igreja têm suas responsabilidades, mas não pense que os seus filhos irão aprender esses valores lá, se vocês não derem o exemplo dentro de casa.

Por exemplo: um filho nunca irá se interessar pela leitura da Palavra se não ver os pais lendo a Bíblia em casa.

É por isso que a Bíblia recomenda: “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” 

Viver os valores eternos de Deus não é fácil, mas não podemos desistir. Mesmo contra a “enxurrada” de informações erradas, devemos escolher viver e ensinar os valores que Deus nos deixou na Sua Palavra.

2) Cuide de sua saúde emocional e espiritual: Você sabia que o clima dentro de casa depende quase 100% de como os pais estão emocionalmente?

Por isso, não desconte seus problemas nos seus filhos. Lembre-se que você pode até esquecer dos momentos de nervosismo, mas eles podem ficar marcados para o resto da vida.

A sua saúde espiritual também é muito importante na criação dos filhos. Por exemplo, se você dá muita importância às coisas de Deus, seus filhos irão querer fazer o mesmo.

Se seus filhos verem você lendo a Bíblia e orando, eles vão entender que isso é fundamental.

3) Priorize a formação dos seus filhos: Se você é daqueles que gosta de fazer as coisas de qualquer jeito, então não seja pai ou mãe, pois cuidar dos filhos é um trabalho para a vida toda.

Veja o que a Bíblia diz: “Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” 

Perceba nesta passagem que a educação deve envolver as situações cotidianas, incluindo a comunhão no lar (“quando estiver sentado em casa”), os lugares onde você vai (“quando estiver andando pelo caminho”) e quando se deitar e quando se levantar.

A preocupação em educar os filhos no caminho de Deus deve acontecer o tempo todo, pois a escola, a televisão, as amizades, a internet, etc, expõem valores que na maioria das vezes não condizem com os ensinamentos bíblicos.

Educar o caráter é o principal investimento que você pode fazer por seus filhos! O resto (conhecimento, dinheiro, carreira, etc) ele pode aprender com o tempo.

Se você for um cristão de verdade em casa, você terá feito metade do serviço. A outra parte é concluída com suas palavras. Por isso, ensine seus filhos a amar ao próximo, orando por aqueles que eles não tem afinidade,

Ensine-os a ler a Bíblia, lendo junto com eles. Ensine-os a serem generosos dando bons exemplos de generosidade. Ensine-os a valorizar a igreja, sempre destacando os aspectos positivos de se viver em comunhão com os irmãos.

4) Encontre maneiras criativas de educar seus filhos: Repare no versículos 8 e 9: “Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões” .

Geralmente, aprender os valores da vida é visto pelas crianças e adolescentes como algo chato e cansativo. Por isso é tão importante que você encontre formas de tornar este aprendizado agradável.

Verifique quais são os seus donos e facilidades, por exemplo: se você sabe contar histórias da Bíblia, que ensinem bons valores, faça isso.

Compre livros e filmes que contenham valores eternos e converse sobre o que viram. Leve-os para um passeio na praça ou no parque e tente incluir as mensagens que você quer passar, no contexto em que vocês estiverem.

Fazendo isso, você entenderá o quanto este versículo é real: “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” 

Conclusão:

Espero que este artigo de como educar os filhos segundo a biblia tenha sido útil para você e que possa ter se deparado com algumas idéias interessantes e de fácil leitura. deixe um comentário abaixo para melhorar


Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.