Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Com uma proposta educacional inovadora, baseada na linha sócio-interacionista, a escola Ápice prepara o aluno para os desafios do Ensino Fundamental, com resultados reconhecidos pelas melhores escolas da região.

Uma trajetória vivenciada e construída com compromisso e apoiada em situações reais, resolução de problemas e destaque à formação em valores.

O Projeto Pedagógico, homologado na Diretoria de Ensino, traduz a perfeita união entre os princípios do Educar e do Cuidar. Educar não se restringe a conhecer números, formas, letras, “pedacinhos”,…  educar é um ato mais amplo que contribui para que as crianças desde cedo sejam protagonistas, experimentando e buscando novas informações,  formalizando  sua participação no grupo ao qual pertence. A escola tem como princípio ensinar o sentimento de tolerância e o respeito às diferenças.

A observação intencional e atenta das crianças dão pistas individuais valiosas para a adequação das programações, para o conhecimento da realidade delas e de suas famílias e para a verificação da capacidade de autonomia dos pequenos diante dos desafios que a elas se apresentam.

O currículo proposto está baseado na Pedagogia de Projetos, que visa à ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações. Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto em que é utilizado. Acreditamos que a formação dos alunos não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual, sendo, por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. Uma das principais características de nosso trabalho educativo é a intencionalidade. Todo projeto é orientado por objetivos claros e bem definidos, trazendo uma nova perspectiva para entendermos todo o processo de ensino e aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.

A originalidade do projeto demonstra que cada grupo é único, possuindo características próprias, ritmos e estilos diferentes. Desta maneira, levamos em consideração os conhecimentos prévios e a evolução de cada aluno, garantindo uma aprendizagem personalizada e compartilhada entre seus pares.

Atendendo aos significantes de todo o processo de aprendizagem da Pedagogia de Projetos, a Avaliação é contínua, encorajando e estimulando o ensino centrado na criança. Através de Portfólios Educacionais, nossa equipe de educadores tem um maior conhecimento sobre a abordagem da criança ao aprendizado, o que a motiva a aprender e como ela aprende.

Consideramos muito importante que os pais também sejam envolvidos neste processo, o que significa que a escola explica a maneira como ensina e cuida de seus filhos e todo o seu processo de evolução. Portanto, faz parte de nossa prática promover reuniões de pais coletivas e individualizadas, aproximando a família das práticas escolares.

Pular para a barra de ferramentas