Educação Infantil

Educação Infantil

O currículo pedagógico das turmas de 2 a 6 anos incompletos tem por objetivo o desenvolvimento integral nos aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

As crianças situam-se na faixa etária que compreende o ciclo de desenvolvimento e de aprendizagem dotada de condições específicas, singulares, com exigências personalizadas.

Na Ápice, são acolhidas e respeitadas com base nos princípios da individualidade e pluralidade, com atividades orientadas pelos profissionais qualificados. Nessa etapa, a equipe assume o Cuidado e a Educação, valorizando a aprendizagem por meio de atividades lúdicas, singulares nas diferentes linguagens.

Intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas, as práticas consideram as dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sócio-cultural das crianças, por meio de modalidades organizativas do currículo, que asseguram as metas educacionais de seu Projeto Político Pedagógico, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.

Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais, que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças – contribuindo para a construção de suas identidades, articulando saberes, por meio das experiências e a socialização do conhecimento.

Para tanto, na grade curricular, a partir de 2 anos, estão inseridas disciplinas como Educação Física, Artes Visuais e Inglês. As aulas são ministradas por professores especialistas nestas áreas do conhecimento.

O critério dos agrupamentos, além de considerar a faixa etária, leva em conta o número de crianças por professor – até 12 alunos por turma, possibilitando atenção, responsabilidade e interação com as crianças e suas famílias.

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